Estilos de Cerveja: India Pale Ale (IPA)



A India Pale AleIPA, é uma cerveja que teve sua origem no século XVIII, ela era fabricada especialmente para os ofociais do Exército britânico residentes na índia durante o peíodo colonial, que enfrentavam um calor insuportável e a ausência de água potável. Para ajudar a suportar a longa viagem desde a Inglaterra, a bebida era produzida com bastante lúpulo, o que lhe conferia sabor fortemente frutado e maior teor alcoólico.

Os três estilos mais famosos são original English IPA, a versão americana American Ipa e o estilo Imperial IPA, que na verdade é uma inovação americana para atender a demanda de cervejas mais amargas e alcoólicas.




English IPA
No final do século XVIII, um cervejeiro de nome Geroge Hodgson resolveu o problema, aumentando o teor de lúpulo e de álcool e invetou um dos estilos de cervejas mais populares no mundo inteiro. O aroma do lúpulo é sentido imediatamente ao servir, o que é sua característica principal. Sua cor varia do âmbar-dourado ao cobre claro e apresenta pouca mais persistente espuma.

Podemos citar como boas representantes do estilo a Fuller's IPA, Meantime India Pale Ale e Brooklyn East India Pale Ale.








Americam IPA
A versão americana é produzida com ingredientes nativos e é levemente mais amarga que a versão inglesa, refletindo as características do lúpulo americano, que são mais perfumados, cítricos e  florais.

Para representar esse estilo indicamos a Anderson Valley Hop Ottin, Stone IPA, Colorado IndicaEstrada Real IPA Falke Bier.












 
Imperial IPA
Esse estilo surgiu recentemente nos Estados Unidos para agradar alguns aficionados por cervejas mais amargas. É uma cerveja clara, complexa, com uma espuma persistente e seu teor alcoólico pode chegar a 10%.

Boas representantes deste estilo são as cervejas
Rogue XS Imperial India Pale Ale, Russian River Pliny the Elder, BrewDog Hardcore IPAPerigosa Imperial IPA Colorado Vixnu.




Nenhum comentário:

Postar um comentário