As melhores redes sociais e comunidades para apreciadores de cerveja.


Em qualquer lugar do mundo no qual muitas pessoas estejam conversando,  rindo e se divertindo, é muito provável que haja uma cerveja para acompanhar esse momento.
Companheira dos grupos de torcedores, presença fundamental, em festas, churrascos, rodas de samba e presença obrigatória nos nossos happy hour a é socializante por natureza. Então nada mais justo que, nessa época das redes sociais, a bebida mais social que existe fosse deixada de fora.

Pensando nisso, nós do Cervas Fortal apresentamos para o amigo cervejeiro as melhores redes sociais e comunidades para apreciadores de cerveja. 

Pintley

Ao contrário de outros aplicativos de cerveja, Pintley não só conhece de cerveja, mas também conhece você.  A primeira coisa que você faz quando se cadastra pelo App, por exemplo, é passear por uma seleção de 30 cervejas populares, avaliando com notas de 1 a 5 aquelas que já experimentou. De modo semelhante a redes de recomendação musical, como o Last.fm, o Pintley vai usar estas avaliações para recomendar novas cervejas que você tem grandes chances de gostar. Este sistema de recomendação é provavelmente o melhor recurso do serviço, mas existem outros: como realizar uma avaliação detalhada da cerveja, atribuindo notas individuais a quesitos como aparência e aroma, entre outros. Também podemos realizar “check-in” nas cervejas que você for apreciando, da mesma forma que você faria check-in em um lugar no Foursquare. 

Saiba mais: Pintley






Untappd

Untappd é a sem dúvida a rede social que mais se aproxima do Foursquare, ela nos permite realizar check-in com as cervejas que estamos degustando, acrescentando opiniões e avaliações, e, além disso, também é possível desbloquear medalhas e criar uma experiência com nossos amigos, pesquisar sobre cervejas, ver suas estatísticas e muito mais. Possui uma lista de bebidas e lojas e até recomenda alguns eventos. Infelizmente o serviço de eventos não tem previsão para o funcionamento aqui no Brasil.

Saiba mais: Untappd




BeerCloud

BeerCloud é um aplicativo móvel que ajuda você a harmonizar cerveja e comida. Além disso o app ajuda a  rastrear suas cervejas favoritas no seu bairro, Além disso ele disponibiliza uma descrição completa de qualquer cerveja com um scan de seu código de barras. Se você é um cervejeiro bom de garfo, e adora descobrir descobrir novas maneiras de melhorar sua refeição acompanhada da cerveja adequado, ou um entusiasta da cerveja que quer viajar instantaneamente o mapa mais próxima lojas, bares e restaurantes carregando um de seus favoritos cervejas, BeerCloud é o seu aplicativo de cerveja por excelência.

Saiba mais: BeerCloud


 

RateBeer

Essa rede é reconhecida como uma das principais fontes de informações sobre cervejas com rankings e reviews criados por uma comunidade de bebedores de mais de 60 países.

Saiba mais: RateBeer


Brejas

O Brasil não faz feio diante de tantas redes e comunidades, exemplo disso é o Brejas, a maior comunidade de cerveja do Brasil. O Brejas possui um completo ranking de cervejas com  comparativos e recomendações, além disso existe o blog com matérias diárias sobre cultura cervejeira, cursos e novidades do mercado.

Saiba mais: Brejas








Melhores Preços de Cerveja - Pré-Carnaval 2012 III


A folia continua! E nada melhor que aproveitar essa festa apreciando sua cerveja favorita.
Mas se você ficou pagando caro, nas mãos dos ambulantes que vendiam a lata por mais de R$ 3,00, ainda dá tempo de corrigir esse erro. Basta conferir nossa tradicional pesquisa de preços e preparar o isopor, cooler, bolsa térmica e afins.
Agora é com você! Compare, compre e curta o aquecimento do carnaval! Mas lembre-se, se for dirigir não beba!

Obs: Todos os Preços estão sujeitos à modificações. Os valores também podem variar de acordo com o local da compra. 



Eisenbahn realiza Concurso Cultural no Facebook em comemoração ao aniversário de 10 anos


Salve Cervejeiros!

Neste ano, a Eisenbahn completa 10 anos de fundação. Para comemorar essa data tão marcante, a empresa resolveu iniciar as comemorações já no início do ano, através de um Concurso Cultural com seus fãs no Facebook. Neste concurso, os visitantes da Fan Page da marca são convidados a escreverem uma frase parabenizando a Eisenbahn pelo aniversário.


 


Os autores das 10 melhores frases, selecionadas por uma comissão julgadora, ganharão um baralho do Beer Cards. O Beer Cards é um jogo composto por cartas colecionáveis que apresentam as características de diferentes tipo de cervejas. Entre elas, está a Eisenbahn Lust. Esta promoção faz parte de uma série de ações que acontecerão ao longo de 2012 para celebrar os 10 anos de Eisenbahn.






Como participar:
Basta acessar a fan page da Eisenbahn no Facebook e conferir as publicações:
facebook.com/cervejaeisenbahn.


O link direto para a promoção no Facebook é: http://ow.ly/8HA9y




Estilos de Cerveja: Lagers - Parte II

Salve Cervejeiros!

Seguindo nossa viagem pelo tipo Lager, hoje falaremos um pouco sobre as Pilsners
Esse nome deriva da ciodade de Pilsen, região da boêmia, onde o estilo foi produzido pela primeria vez em 1842 e tornou-se o tipo mais consumido e produzido no mundo inteiro.

Ao poucos foram surgindo inúmeras variações, que exigiram definição de critério para serem classificadas e identificadas. Muitos fabricantes nomeiam alguns de seus produtos como Pilsen, mas segundo o BJCP, eles seriam melhor classificados como Light Lager(saiba mais).

Neste grupo, chamado Pilsner, temos os estilos Bohemian PilsenerGerman Pilsner e  Classic American Pilsner.

Bohemian Pilsener
Este é o estilo que abriga as cervejas produzidas exatamente como em 1842, muitas vezes chamado também de Pilsen Checa.
É um estilo rico em aroma, refrescante e com um acentuado sabor de malte equilibrado com o amargor do lúpulo. Sua cor Vaira do amarelo-palha ao dourado e é sempre cristalina. Sua espuma é branca, densa e duradoura.
Boas representantes deste estilo: 1795Pilsner UrquellCzechvarStaropramen.




No Brasil também temos VERDADEIRAS representantes deste estilo como por exemplo a Wäls Pilsen e a recomendadíssima Camila Camila da cervejaria Bamberg.



German Pilsner
Irmã da Bohemian Pilsener, difere pelas adaptações às condições das cervejarias alemãs. Seu caráter é menos de malte e mais de lúpulo. Sua espuma é branca, cremosa e persistente. É mais seca clara e leve do que a Bohemian Pilsener.



Recomendamos para esse estilo: Konig Pilsener Wernesgruner Pils, Warsteiner Premium Verum, Flensburger Pilsner Brooklyn Pilsner.




Classic American Pilsner
É a versão americana da da Bohemian Pilsener, levada por imigrantes para os Estados Unidos. Na sua produção são utilizados produtos nativos da região.
São cervejas claras e brilhantes, com boa espuma persistente. Por utilizarem milho, e eventualmente arroz como adjunto, são  mais refrescantes, crocantes e secas. O lúpulo, é notado mas sem ser agressivo. Estas cervejas são encontradas nos Estados Unidos apenas em brew pubs ou em microcervejarias de distribuição local.


Apesar disso, encontramos no Brasil uma boa representante da classe que é a 3 Lobos American Pilsen da cervejaria Backer.



As mais criativas ações publicitárias de cerveja



Cansado de campanhas cervejeiras sem graça?! Então convidamos o amigo cervejeiro para conhecer algumas das mais criativas campanhas publicitárias de cerveja. 

Andes -  Teletransporter
Em termos de publicidade cervejeira temos que admitir que nossos hermanos estão anos-luz na nossa frente. O exemplo disso é a campanha criada pela Del Campo Saatchi & Saatchi
 para a cerveja Andes.

A ação "Andes Teletransporter" funcionou em alguns bares selecionados, com veiculação em internet. O conceito era simples: Evitar aquele velho problema que os homens têm de estar no bar escondido com os amigos e receber uma chamada ou ter que ligar para a esposa ou namorada fingindo que não está no bar se divertindo. Normalmente, tende-se buscar um local menos ruidoso, ir para uma janela para parecer que está no trânsito ou até fingir estar doente. Só que os hermanos da  Del Campo Saatchi & Saatchi  foram além, e criaram uma máquina que faz isso para eles. Um teletransporter que simula os ambientes.



Andes - "Friend Recovery”
Outra ação inusitada da marca foi a
“Andes Friend Recovery” onde foi criado uma ótima solução para estar juntos dos amigos mesmo quando estamos em casa juntos de nossas namoradas.




Carlsberg - Motociclistas no cinema
Você já se imaginou entrando no cinema com sua namorada e de repente se deparar com uma sala repleta de motoqueiros mal encarados e apenas duas poltronas vazias?!
Pois foi justamente isso que a cerveja Carlsberg fez! Ela colocou 148 motociclistas em um cinema de Bruxelas (Bélgica). Confira as reações de alguns casais inocentes que procuravam um lugar ao entrarem na sala.



Antarctica - GPS da Boa
Imagine você no meio da multidão no carnaval – de repente bate aquela sede de uma gelada. Mas onde encontrar o vendedor de cerveja no meio de tanta gente? Para solucionar esse terrível dilema da humanidade, a 
Antarctica  e a Almap criaram o GPS da Boa. Uma tecnologia simples, mas eficiente.




Budweiser - “Poolball"
É amigos… nossos hermanos, não estão de brincadeira. Eles mandaram muito bem, e criaram para a cerveja
Budweiser a campanha “Poolball” Uma genial idéia da Ogilvy Argentina, que reuniu cerveja, futebol e sinuca numa única ação promocional.
A ação que foi transmitida ao vivo pela ESPN e Fox Networks, englobou 280 “jogadores” e criou a maior mesa de bilhar do mundo, medindo 7×3 metros. 



Heineken - Concerto vs.Champion League
Imaginem o primeiro duelo entre Milan e Real Madrid, na fase de grupos da UEFA  
Champions League. Imagine agora você sendo um torcedor fanático de uma das equipes. Agora se veja na situação de trocar uma das partidas mais esperadas do campeonato para ter que ao teatro com a família ou a trabalho.
Pois foi pensando nesses sacrifícios que a Heineken, junto com o jornal La Gazetta Dello Sport, criou uma pegadinha para o desespero dos torcedores milaneses.
De repente Namoradas apareceram do nada querendo assistir um concerto no teatro, chefes “convidaram” seus fãs do Milan também para apresentação de um quarteto de cordas.
Então, em meio ao marasmo do concerto, o telão do teatro começa a exibir frases como “Não é difícil dizer não ao chefe?”, “E para a namorada?”, “Como eles poderiam pensar em perder a grande partida?”. Logo após, vem “Are you still with us?”, assinatura atual da Heineken, o quarteto toca o hino da Champions League e o telão passa a exibir o jogo entre Milan e Real Madrid ao vivo. Genial!



Cerveja Norte - Fotostop
Para finalizar você está prestes a conhecer umas das invenções mais revolucionárias na era das redes sociais.  Imagine algo que pode salvar seu relacionamento, seu emprego e sua amizade.

A marca de cerveja Norte, em mais uma sacada de mestre da agência Del Campo Saatchi & Saatchi da Argentina, criou a solução para te salvar de situações como esta.
Um balde de gelo fotossensível que ao detectar o flash da câmera dispara um flash impedindo as pessoas aparecerem nas fotos indesejadas. O bendito balde foi batizado de Fotostop.Confira a campanha e as situações que você pode ser poupado(a).



Melhores Preços de Cerveja - Pré-Carnaval 2012 II

Mais um final de semana chegando. Tempo de reabestecer o estoque para curtir o pré-carnaval apreciando sua cerveja favorita.
Por que pagar caro? Por que beber cerveja quente? Não fique na mão dos ambulantes amigo cervejeiro! Se prepare para festa na avenida munido do seu isopor, cooler ou bolsa térmica recheado da sua cerveja  gelada. 
E para o amigo cervejeiro que ainda não sabe nem onde nem quando aproveitar o pré-carnaval de Fortaleza, nós do Cervas Fortal divulgamos mais uma vez a programação.


Agora é com você! Compare, compre e curta o aquecimento do carnaval! Mas lembre-se, se for dirigir não beba!




#Provetuite Especial com Maurício Beltramelli no Bar Brejas em Campinas


Salve Cervejeiros!


Mais uma edição do #PROVETUITE, apresentado por Juliano Mendes, acontecerá no próximo dia 30 de janeiro diretamente do Bar Brejas em Campinas. Neste #Provetuite Especial, Juliano, um dos fundadores e hoje consultor da Eisenbahn, irá falar sobre a Eisenbahn Pale AleApós o sucesso da última edição em São Paulo, Juliano Mendes apresentará Eisenbahn Pale Ale em harmonização com a Linguiça de Pernil especial apimentada, com vinagrete e mussarela, no Bar Brejas em Campinas. O estilo Pale Ale é um dos mais antigos do mundo e representa a melhor tradição europeia.
O #Provetuite será transmitido ao vivo, no dia 30 de janeiro, às 20h, na página oficial da Eisenbahn no Facebook: www.facebook.com/CervejaEisenbahn. A cobertura também será realizada pelo Twitter: www.twitter.com/_eisenbahn_.




SOBRE O #PROVETUITE
O #Provetuite é um projeto da Cervejaria Eisenbahn e é transmitido ao vivo pela internet. Em cada edição, Juliano Mendes sugere pratos que harmonizam com a cerveja escolhida para aquele evento. No #Provetuite, os seguidores acessam o link de streaming live e podem sugerir, questionar ou simplesmente acompanhar todas as informações passadas pelo apresentador. Nas edições anteriores, as cervejas apresentadas foram: Eisenbahn Weizenbock, Eisenbahn Strong Golden Ale, Eisenbahn Dunkel, Eisenbahn 5, Eisenbahn Kölsch , Eisenbahn Weizenbier e Eisenbahn Lust.





SERVIÇO:
Provetuite Especial no Bar Brejas
Quando: 30 de janeiro de 2012, às 20h.
Transmissão: www.facebook.com/cervejaeisenbahn
Hashtag oficial do evento: #Provetuite
Cerveja Eisenbahn: www.eisenbahn.com.br
Bar Brejas: http://barbrejas.com/

Pub britânico inova com "cerveja self-service" para clientes




O proprietário de um pub britânico Dave Barron criou um sistema de "cerveja self-service", que permite que os clientes de seu bar se sirvam da bebida sem ter de recorrer ao barman.

Basta que eles paguem por um cartão, que permite a compra de até quatro cervejas.
A fim de evitar abusos, Barron procurou se prevenir, fazendo com que as porções de cerveja sejam menores do que as habituais.


O bar situado na pequena cidade de Barnsley se diz um pioneiro da iniciativa na Grã-Bretanha. Já pensou se a moda pega aqui no Brasil?

Estilos de Cerveja: Lagers - Parte I

Salve Cervejeiros!

Classificar cervejas segundo determinado critério ou conjunto de critérios não é tarefa simples, pois são inúmeros critérios que podem nortear uma classificação. As cervejas podem ser agrupadas por cor, ingredientes utilizados, método de produção empregado, origem do estilo, teor alcoólico etc.



A primeira classificação de cervejas reconhecida publicamente foi feita em 1977 no livro The World Guide to Beer, pelo jornalista inglês Micheal Jackson, que se tornou conhecido como The Beer Hunter, e é considerado a principal referência sobre cervejas no mundo.

Muitos especialistas classificam as cervejas de acordo com o processo de fermentação, ou seja, basicamente em três grupos: as de fermentação de superfície(alta), chamadas de Ales, as de fermentação de fundo(baixa) chamadas Lagers e as de fermentação espontânea, chamadas Lambics. Porém, essa divisão é mais prática do que adequada, pois não oferece maiores indicações ao apreciador acerca dos sub-tipos, nuances em relação a cor, aroma e paladar. 

Uma das classificações mais aceitas mundialmente é a do Beer Judge Certification Program Inc. (BJCP). Com dezenas de mestres cervejeiros e cervejólogos o BJCP desenvolveu um guia de estilos altamente reconhecido e adotado no mundo inteiro. Mais detalhes www.bjcp.org. Com base no guia de estilo do BJCP estaremos apresentando aqui sempre um estilo diferente.

Lagers
Começaremos falando das Lagers e seus sub-tipos. As Lagers são relativamente novas na história da cerveja. surgiram no final do século XIV, mas só se tornaram populares na primeira metade do século XIX., com o advento da Pilsner e das técnicas mecânicas de Fermentação.



De maneira geral tem menos teor alcoólico que as Ales, são mais gasosas e maltadas, menos amargas, mais refrescantes e pouco frutadas. No processo de fermentação o levedo se concentra no fundo do tanque e precisa de temperaturas mais baixas para viver, as Lagers permanecem maturando de uma a oito semanas em baixas temperaturas, daí o nome lager, que significa "guardada, armazenada"


Praticamente podemos dividir as Lagers nos seguintes estilos: Light Lager, Pilsner, European Amber Lager, Dark Lager,  e Bock.

No grupo das Light Lagers encontramos cervejas com características mais leves e suaves se comparadas com as Pilsners originais. Fazem parte desse grupo os estilos Lite Lager, Standard American Lager e Premium American Lager.


Lite Lager
Este estilo foi  desenvolvido para agradar ao mais amplo espectro de  público possível. é a versão mais light da bebida, atendendo a demanda por bebidas de baixa caloria. é uma cerveja muito clara e tem aroma de malte quase imperceptível, e ocasionalmente recebe a adição de adjuntos milho ou arroz. É uma bebida leve e refrescante, que pode em alguns casos parecer "aguada"

Esse sub-tipo da Lager é oferecida muitas vezes sob o nome Light ou Lite. São representantes desse tipo a Bud LigthAmstel LiteCoors LigthBrahma BeatsCorona Light.






Standard American Lager
Sua principal diferença com a Lite Lager é o teor alcoólico. Isso associado ao acréscimo de um pouco mais de lúpulo, faz com que apresente mais corpo. é refrescante e apresenta uma coloração amarelo claro, é transparente e dona de uma espuma branca pouco persistente, e tem o aroma discreto.

Vocês sabiam que grande parte das cervejas populares no Brasil são na verdade Standard American Lager? Skol, Kaiser, Brahma, Schin e Antarctica se enquadram nessa categoria, mas em seus rótulos vemos a descrição como Pilsen. E por que isso? Reza a lenda que pode ser devido à convenção nacional para a classificação de cervejas. Enfim  Standard American Lager  ou Pilsen, o importante é que venha geladinha.





Premium American Lager
Em geral, as cervejas Premium contêm maior teor de malte de cevada, isto é, usam menos adjuntos(no máximo 25%).
Seu aroma revela maior presença do malte, o que a torna mais dourada e levemente doce. Para contrabalançar, é utilizado mais lúpulo, o que aumenta seu amargor em comparação com os estilos anteriores.

Stella Artois, Heineken e Miller Genuine Draft são exemplos mais comuns desse tipo de Lager. 


Schiehallion e a Samuel Adams Boston Lager são duas das melhores representantes no mundo desse estilo. Degustação obrigatória.




Podemos citar Cerpa, Bavaria Premium, Brahma Extra, Kaiser Gold, Therezópolis Gold, Baden Baden Cristal, Colorado Cauim como algumas das representantes brasileiras dessa categoria.

No próximo post, desvendaremos as verdadeiras Pilsners.
Saúde a todos!

Fonte: Larousse da Cerveja

Degustação da Cerveja: Brooklyn Monster Ale


Salve cervejeiros!

Nos últimos anos as cervejas americanas vêm ganhando uma legião de apreciadores e conquistando mais espaço no mercado de cervejas artesanais. Uma das cervejarias desse movimento é a Brooklyn Brewery. Fundada em 1987 na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos,  a Brooklyn Brewery está entre as 30 principais cervejarias nos Estados Unidos e suas cervejas são elaboradas pelo renomeado Mestre Cervejeiro Garrett Oliver, autor do “The Brewmaster’s Table”.
Para nossa alegria as cervejas da Brooklyn Brewery finalmente estão disponíveis em Fortaleza. A cervejaria é dona de um portfólio incrível com cervejas do tipo Imperial Stout, IPA, Lager, Brown Ale, Pilsener,  dentre outras.
Optamos avaliar a Brooklyn Monster Ale, mas com a certeza que logo logo teremos o prazer de trazer ao amigo cervejeiro mais informações sobre as demais cervejas da Brooklyn.

Cervejas para o verão

Salve Cervejeiros!


Verão, sol, férias e calor, a combinação perfeita para apreciar uma cervejinha gelada com os amigos certo?!
Reza a lenda que não há nada melhor do que uma boa pilsen(que seriam melhor classificadas como Light Lagers) para combinar com esse calor. As cervejas do tipo Light Lagers fabricadas em larga escala são de fato as mais consumidas pelos brasileiros que desejam matar a sede sem sentir no bolso. Mas será que elas são a melhor opção de cerveja para se degustar no verão brasileiro?
As Light Lagers são leves e suaves e, realmente caem muito bem com o verão, mas que tal dar um upgrade nesse verão? Se tiver a oportunidade, prove as premiuns como  Schiehallion ou a  Samuel Adams Boston Lager.  Mas se você não quer sentir no bolso, ou teve dificuldade em encontrá-las, temos a Heineken e Stella Artois como opções mais baratas e fáceis de achar.

Outra opção, são as boas cervejas produzidas pelas microcervejarias nacionais. Além de refrescar, são cervejas 100% malte, donas de uma maior intensidade de sabor e definição de amargor, com um preço também acessível.
Boas sugestões são Bamberg Pilsen, Mistura Clássica Premium, Paulistânia, Eisenbahn Pilsen e Colorado Caium.



















As Bohemian Pilseners são outro estilo bastante indicado para serenar as altas temperaturas do nosso verão. Muitas cervejarias nacionais classificam erroneamente alguns de seus produtos como pilsen, mas segundo o BJCP, essas cervejas de massa seriam melhor classificadas como Light Lagers. Diferentemente das primas brasileiras, as pilseners são mais encorpadas e mais amargas.
Não é difícil encontrar cervejas que reproduzem com maior fidelidade o estilo original e pensando nisso escolhemos a Chezvar  1795 como opções.  A Pilsener Urquell, considerada a primeira cerveja neste estilo, já é um pouco mais difícil de encontrar, mas também é uma excelente representante.

Outra dica para combinar com a estação mais quente do ano são as cervejas do estilo Weissbier e Witbier. Elas possuem de uma certa acidez e notas cítricas, o que, conseqüentemente, confere refrescância a ambas. Mas é bom lembrar que estes tipos de cerveja não devem ser consumidas estupidamente geladas.
As Weissbier são as típicas cervejas do verão europeu, são  claras, efervescentes e donas de leve sabor frutado.
Para compor o time das  Weissbiers  nesse verão escalamos a EdelweissSchöfferhofer Hefeweizen, Weihenstephaner Hefe Weissbier e Erdinger Urweisse.





























As Witbiers são muito diferentes das cervejas de trigo alemãs. Geralmente usam um trigo não maltado e são temperadas com semente de coentro ou casca de Laraha(fruta similar à laranja) e até outras especiarias. Em geral são muito claras, mas turvas. São bastante leves, cítricas e refrescantes.
Escolhemos além de boas representantes do estilo, cervejas que são fáceis de achar. A  Blanche de Namur, clássico belga Hoegaarden e espanhola Estrella Dam Inedit.



Fonte: Larousse da Cerveja