#Provetuite Eisenbahn Dez Anos



Nesta segunda, 30 de julho, Juliano Mendes apresenta mais uma edição do #Provetuite, transmitido pela Twitcam. Juliano, um dos fundadores da Eisenbahn e hoje consultor da marca, harmonizará a Eisenbahn Dez Anos com os queijos Gouda, Grana Padano e Gruyère. A Eisenbahn Dez Anos, é uma edição especial desenvolvida especialmente para comemorar os 10 anos da cervejaria Eisenbahn. Cerveja inédita no País é a primeira do estilo Doppel Bock com a coloração clara que utiliza o carvalho em sua composição, tornando a bebida única e proporcionando sensações complexas e diferentes de tudo que já foi degustado até hoje. Além dos queijos Gouda, Grana Padano e Gruyère, escolhidos para o 11º #Provetuite, a Eisenbahn Dez Anos harmoniza perfeitamente com jamón serrano, queijo brie e sobremesas à base de frutas, de preferência as cítricas.



O #Provetuite será transmitido ao vivo, no dia 30 de julho, às 20h. Para acompanhar, basta acessar o link da transmissão que será divulgado pelo Twitter da Eisenbahn (@_Eisenbahn_) e também pelo Facebook (facebook.com/cervejaeisenbahn).
SOBRE O #PROVETUITE
O #Provetuite é um projeto da cervejaria Eisenbahn com transmissão ao vivo pela internet. Em cada edição, Juliano Mendes sugere pratos que harmonizam com a cerveja escolhida para aquele dia. No #Provetuite, os seguidores acessam o link de streaming live e podem sugerir, questionar ou simplesmente acompanhar todas as informações passadas pelo apresentador. Nas edições anteriores, foram apresentadas as cervejas: Eisenbahn Weizenbock, Eisenbahn Strong Golden Ale, Eisenbahn Dunkel, Eisenbahn 5, Eisenbahn Kölsch, Eisenbahn Weizenbier, Eisenbahn Lust, Eisenbahn Pale Ale e Eisenbahn Rauchbier. Todos os vídeos podem ser assistidos no canal oficial da Eisenbahn no Youtube:
www.youtube.com/cervejaeisenbahn.

SERVIÇO:
#Provetuite Eisenbahn Dez Anos com Harmonização
Quando: 30 de julho de 2012, às 20h
Transmissão:
www.twitter.com/_eisenbahn_ e www.facebook.com/cervejaeisenbahn
Hashtag oficial do evento: #provetuite
Cerveja Eisenbahn:
www.eisenbahn.com.br

3 sobremesas irresistíveis que levam a cerveja Guinness em sua receita



As cervejas escuras já são conhecidas como uma ótima opção no que diz respeito a harmonização com doces. Porém este tipo de cerveja também vai muito bem quando acrescentado nas receitas de sobremesas que levam chocolate. Confira abaixo algumas sobremesas que utilizam a cerveja Guinness para dar aquele toque especial.


Beer & Pretzel Cupcakes
Guinness e Pretzel. Sabemos que pode soar estranho, mas depois de pronto, é uma combinação de dar água na boca.
Confira a receita aqui: Bakers Royale




Pudim de Chocolate Guinnees ou "Chocolate Guinness Goodness"

Quando vimos esta receita de pudim de chocolate feita com Guinness sabíamos que seria algo que não poderíamos deixar de compartilhar.
Confira a receita aqui: Sprinklebakes.



Guinness and Bailey’s Irish Cream Cupcakes

Se você não é um fã de cerveja você pode facilmente virar depois destes cupcakes.
Confira a receita aqui: The Sweets Life

Guia básico de harmonização com cervejas



Precisar não precisa. De fato, dá para saborear qualquer tipo de cerveja com qualquer tipo de petisco ou prato. Mas quando há uma feliz harmonização entre bebida e comida, o resultado é especial. Para quem acha que essa história é frescura ou muito complicada, é bom avisar que combinar cerveja é mais fácil que vinho, mesmo para nariz e paladar de pouco treino. É que a primeira tem aromas e sabores mais evidentes que os tintos e brancos. Pode apostar: a banana de uma cerveja de trigo é mais perceptível que o aroma de frutas vermelhas de um malbec.

É possível casar cervejas com pratos por contraste: caso de um bolinho de arroz, gorduroso, com uma cerveja mais ácida e amarga, como a pilsen tradicional, no estilo das tchecas (bem mais amargas que as nossas pilsens comuns). Também dá para juntar os dois por similaridade, caso de uma carne de sabor acentuado, como a de cordeiro, e uma cerveja com alto teor alcóolico e sabor intenso, a red ale.

O iG Comida reuniu o be-a-bá da harmonização de cerveja combinando sugestões de várias pessoas, entre elas Michael Jackson (o estudioso da bebida, não o músico), Juliano Mendes, da Eisenbahn, a beer sommelière Cilene Saorin e Robert D. Pease (chefe da Brewer Association, que comenta alguns pontos). Mais: experiências bem-sucedidas da jornalista que escreve esta matéria, informações do livro Larousse da Cerveja (Ronaldo Morado, ed. Larousse) e cartilhas de produtores. Confira o resultado desta bela matéria sobre harmonização cervejeira.


Queijos
“As duas comidas que citamos para mostrar como cerveja tem capacidade de harmonização são queijo e chocolate”, diz Robert D. Pease. De fato, para a surpresa de muitos, a cerveja parece ser o par ideal dos queijos , derrubando por terra a ideia do famigerado “queijos e vinhos”. Segundo Pease, para harmonizar com queijo o ideal é investir em cervejas com mais ou menos teor de lúpulo de acordo com a intensidade de sabor da comida. Em linhas gerais:
Queijo fresco – pilsen, amber lager.
Queijo Stilton – barley wine.
Queijos azuis (como gorgonzola e roquefort) – india pale ale, strong golden ale, bière brut, weizenbock.
Queijo de cabra, st Poulin e Serra da Estrela – hefeweizen, wezenbier, weizenbock.
Queijos macios (como brie, camembert) – pilsen, weizenbier, kölsch.
Queijos duros (como cheddar, grana padano) – stout, pale ale, dunkel, pilsen, weizenbock, barley wine.
Queijos defumados – porter.




Amendoins e castanhas
São alimentos com sabores delicados e uma certa oleosidade. Cervejas mais sutis ou adocicadas são boas sugestões.
Light lager, amber lager, dark lager, bock, strong ale.


Embutidos e patês
Têm ingredientes diferentes, mas em geral com bastante gordura. Cervejas mais alcóolicas e com sabores intensos vão bem.
Foie gras – imperial stout.
Patês – porter, belgian strong ale.
Frios e linguiça defumados - weizenbock.
Salsichas – vienna, märzen, oktoberfest, dark lager, amber lager.
Curados (presunto cru, salame) - doppelbock.

Frituras
O ingrediente frito interfere na harmonização, mas a gordura e a crocância dos pratos imersos em óleo ou azeite são mais determinantes.
Pastel de queijo – pilsen clássica.
Batatas fritas – pilsen clássca, amber lager.
Frango à passarinho, iscas de peixe à dorê – british-style bitter.


Hambúrguer
É uma das combinações preferidas de Robert D. Pease que, como todo americano, gosta de um bom hambúrguer. “Prefiro com pale ale”, diz. Indian pale ale é ideal para hambúrguer e sanduiches mais condimentados e picantes. Amber lager e pilsen clássica são outras opções.


Peixes e frutos do mar
Têm sabor de diferentes intensidades. O preparo também determina o tipo de cerveja para harmonização. Veja alguns exemplos práticos:
Camarão, lula e mariscos – India pale ale (se apimentados ou temperados com curry), amber ale, hefeweizen, witibier (clássico com mexilhões), pilsen.
Ostras – stout, porter.
Sushis e sashimis – kölsh, cream ale, hefeweizen, american ale.
Salmão – blond ale e kölsch (se cru ou com tempero leve), brown ale e altbier (grelhado/defumado).
Bacalhau – american ale, belgian strong ale, english pale ale.
Peixes brancos – pilsen clássica, helles.


Churrasco
“As carnes do churrasco precisam de algo mais forte, como uma porter e uma brown ale que acompanhem a intensidade de sabor”, diz Robert D. Pease.
Carnes em geral – porter, brown ale, abbey dubbel.
Carnes menos gordurosas e frango - double IPA, Imperial IPA, amber lager.

Aves
Com sabor sutil, principalmente quando se trata do frango, vai depender principalmente do tipo de preparo para definir a harmonização – grelhados com cervejas leves, fritos com mais amargas/alcoólicas, defumados com mais intensas.
Frango grelhado/assado – dunkelweizen, pilsen (se o tempero/preparo é leve).
Peru – strong golden ale, belgian strong ale.



Carne vermelha
Tem sabor e gordura mesmo em preparos sutis – como um carpaccio. Quando ganham aromas defumados ou molhos cremosos, a harmonização pede cervejas mais intensas.
Rosbife – old ou strong ale, dark lager;
Bifes, bistecas e steaks – dry stout, bock, dark lager, porter.
Carne assada – dark lager, dunkel, schwazbier.



Carnes fortes
São perfeitas para aquelas cervejas intensas tanto no álcool quanto no sabor – e que muitas vezes se sobrepõem à maioria dos pratos:
Porco (leitão à pururuca, lombo) – british-style bitter, brown ale, altbier, weizenbock.
Cordeiro grelhado ou no forno - imperial IPA, red ale, strong golden ale.
Pato - doppelbock.


Cozinha muito condimentada e pratos típicos
As especiarias e outros elementos dos pratos é que comandam a combinação com as cervejas.
Curry – india pale ale.
Cozinha tailandesa/coreana – pale bock , maibock.
Comida apimentada / cozinha mexicana – sweet stout, märzen, vienna, amber lager, dark lager, dunkel, schwarzbier.
Feijoada – pilsen, dark american lager, bock, stout.


Sobremesas
“Para harmonizar com chocolate, o indicado são cervejas mais doces – enquanto com os queijos você ‘brinca’ com o lúpulo de acordo com a intensidade, com o chocolate o ‘norte’ é o tipo de malte”, explica Robert D. Pease:
Bolos simples (de cenoura, de laranja) – india pale ale.
Doce de leite – imperial porter.
Sobremesas com chocolate – strong dark beer, stout, porter, belgian strong ale.
Cheesecake e pudim – fruit lambic, atrong ale.

Fonte: iG Comida

Conscientização: Confira 3 criativas ações contra o álcool e a direção



Interessante o empenho dos bares de São Paulo em adotar ações para conscientizar clientes que dirigem sobre os perigos em pegar no volante cheio de álcool. Vejamos 3 criativas ações que alertam os clientes do perigo de misturar álcool e direção.



Karaokê para bêbados


A Ogilvy criou para o Bar Aurora e Boteco Ferraz uma ação que  usa o karaokê para lembrar quem bebeu demais não deve pegar no volante. Colocaram um bafômetro no microfone para no final do “show” do cliente aparecer uma pontuação diferente que você confere no vídeo.



Cadeira preferencial para quem bebe e dirige


A Ageisobar criou para a cervejaria Ô Fiô cadeiras especiais para lembrar às pessoas que tem intenção em tomar umas e depois sentar ao volante de que naquela noite ele pode passar a usar assentos preferenciais para deficientes.

 Gole Consciente


Desta vez, o
Blá Bar lançou o Gole Consciente, que foi no caminho contrário para evitar que motoristas bebam demais: ofereceu cerveja em copos especiais, que vinham com as frases bem humoradas que um bêbado geralmente diz para fechar com o alerta trágico no último gole. Assista ao videocase para observar a reação das pessoas e o que bar fez quando a ideia falhava miseravelmente com quem insistiu em beber mais cerveja.



Fonte: Blogcitário

Quem quer ganhar um barril da Heineken?



Salve cervejeiros!


Que tal concorrer a um barril de 5 Litros da Heineken? É só seguir as instruções e você poderá ser o felizardo que irá levar essa belezinha para casa.



Regulamento:
1. Para participar, é necessário curtir nossa Fanpage: www.facebook.com/CervasClube
2. Compartilhar o link com a foto: http://migre.me/9YCz7
3. Clicar em "quero participar" no link do sortei.me: http://migre.me/9YBVd
4. O sorteado deverá residir na cidade de Fortaleza.
5. Caso o sorteado não cumpra algum desses requisitos, um novo sorteio será realizado.
6. Será sorteado 1 Barril de 5 litros da cerveja Heineken..
7. O sorteio acontecerá no dia 24.07.2012 às 17:00.
8. Os organizadores da promoção se reservam o direito de modificar, incluir ou excluir quaisquer regras da promoção.
9. A entrega do prêmio acontecerá em até 24h na residência do sorteado.

Melhores preços de cerveja: Fortal 2012


Nesse final de semana, Fortaleza será palco da maior micareta do Brasil, o Fortal. E se você quer preparar o estoque para curtir a folia(ou fugir dela), nada melhor do que conferir os melhores preços e promoções de cerveja aqui na nossa pesquisa.

Obs: Todos os preços estão sujeitos à modificações. Os valores também podem variar de acordo com o local da compra. E lembre-se se for dirigir não beba!

A Pesquisa foi realizada nos seguintes supermercados: Extra da Av. Aguanambi, Hiper Bom Preço da Av. Eng. Santana Jr, Frangolândia Varjota, Pão de Açúcar Cocó, São Luiz Cocó e Sam's Club.


Degustação da Cerveja: Weihenstephaner Vitus



Provamos a Weihenstephaner Vitus, uma cerveja produzida pela cervejaria mais antiga do mundo.   
A Weihenstephaner Vitus é uma Weizenbock (elaborada com malte de trigo e cevada), que passa por uma  maturação extra nas Adegas do Monastério e  faz desta Weizenbock uma cerveja realmente especial, com corpo e equilíbrio. Uma curiosidade legal é que o nome vitus é uma homenagem a São Vito conhecido no Brasil também como São Guido.

No WBA(World Beer Awards) de 2011 a Vitus recebeu o prêmio The World's Best Beer(a melhor cerveja do mundo) além disso, ela arrematou os seguintes prêmios The Europe's Best Strong Wheat, The World's Best Wheat BeerThe World's Best Wheat Beer Strong.


Weihenstephaner Vitus


Estilo: German Weizenbock –  7,7%
Copo:  Weiss
Temperatura: 8°-  12°C




O que achamos: A Vitus nos surpreende já na aparência, pois normalmente as Weizenbock tendem a ser “marrons” e neste caso ela puxa bem mais para o dourado. No copo apresenta-se turva como normalmente são as Weiss, com uma um creme bege de denso e de boa duração.

No Aroma, notas de banana, cravo e pão, com mais destaque para o cravo.  O sabor acompanha o aroma, novamente percebemos banana, cravo e  fermento. Sentimos ainda alguma picância e algo que lembra tutti-fruti. O álcool está muito bem inserido e traz uma sensação quente ao final. Cerveja de textura cremosa e  de ótima drinkability.

Melhor cerveja do mundo? Na nossa humilde opinião não. Acho que havia muita expectativa em prová-la, sem dúvida é uma excelente cerveja, mas não é nenhuma"iguaria". Me lembrou bastante uma Weiss tradicional que mais complexa e com o álcool mais presente. É uma cerveja para ser apreciada sem pressa. Boa opção para os dias mais frios.

Harmonização:
  Acompanha bem  queijos azuis, presunto cru, brownie, banana flambada e torta de frutas.

Onde encontrar e valores:
Em Fortaleza, você poderá encontrá-la na rede Pão de Açúcar entre R$ 15,00 e R$17,00. Na Internet no Beer On Line por R$ 10,36.

Infográfico: A cadeia evolutiva cervejeira


Em  2011 o pessoal do site americano Beer & Whiskey Brothers criou este divertido infográfico para explicar a evolução do bebedores de cerveja. 


Existe tanta verdade naquele infográfico que não podíamos de deixar de pegar emprestado o layout original e desenvolver uma "versão brasileira" para a cadeia evolutiva cervejeira. Não tenha dúvidas, você irá se identificar com algumas dessas "fases".



Sustentabilidade cervejeira: Resíduos da fabricação geram biocombustível



Há quem não precise de mais razões para beber cerveja. No entanto, hoje vamos dar uma nova razão, neste caso, ecológica: pode gerar biocombustível. A indústria cervejeira, no processo industrial, produz resíduos orgânicos. Desfazer-se dos resíduos não só supõe um custo para a empresa, como ainda prejudica o meio ambiente, já que é uma fonte de emissões de gases com efeito de estufa.
 

Por esta razão, um engenheiro mecânico chamado Eric Fitch, que, aparentemente fabricava a sua própria cerveja caseira, decidiu procurar uma solução para o problema. Visitou o Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT), onde se encontram alguns dos melhores inventores e desenhadores do mundo, para criar e patentear um biodigestor que converte os resíduos de lúpulo, cevada e levedura (os ingredientes principais para a fabricação da cerveja), em gás.

Com este gás procedente do processo de produção da cerveja é possível gerar energia térmica e eléctrica. O dispositivo, com treze metros de altura, foi instalado numa fábrica da empresa cervejeira Magic Hat Brewing, no estado norte-americano de Vermont.





A estrutura custou cerca de 4 milhões de dólares, um investimento que se irá amortizar com a poupança no consumo de gás natural mais os custos derivados do processamento dos resíduos. Esta invenção recicla os restos orgânicos da produção de cerveja, e o círculo é fechado de forma limpa: o biogás gerado (a maior parte, metano), serve para activar o processo de produção de cerveja da fábrica.

Atualmente, a Purpose Energy, a companhia fundada por Fitch e localizada em Waltham (Massachusetts), fabrica biodigestores que produzem 6 metros cúbicos de biogás por minuto. Todos eles têm como destino a indústria cervejeira. Se o sistema for aplicado em todas as fábricas de cerveja do mundo, poderemos saborear a refrescante bebida sabendo que foi produzida de forma sustentável!


Fonte: TrendAlert

Mais uma cerveja na latinha vermelha para irritar a Ambev



O Grupo Petrópolis terá nas próximas semanas mais uma cerveja do seu portfólio com uma lata vermelha, cor que já irritou a Ambev por ser semelhante à usada pela Brahma. A cerveja em questão é a Lokal(que antes tinha a lata amerla), ela será mais barata que a Itaipava, outra cerveja do grupo, e produzida na fábrica de Teresópolis, no RJ.


Em janeiro, a Ambev foi à Justiça para proibir a rival de vender latas vermelhas de Itaipava lançadas para homenagear a Stock Car. Meses depois, a Petrópolis venceu a açao.
  


Fonte: Veja

Degustação da Cerveja: Pilsner Urquell



Provamos mais uma 
autêntica representante do estilo Bohemian Pilsener. A Pilsner Urquell nasceu na cidade de Pilsen na Boêmia. Uma terra rica em humanos erecursos naturais, que se situa no coração do que é hoje a República Checa.  

A Pilsner Urquell é considerada a primeira de seu estilo. Ela desafiou a destruição da guerra,  sobreviveu aos comunistas e hoje ainda mantém o mesmo sabor e a mesma qualidade que tinha quando se iniciou a revolução dourada de volta de 1842. 

Pilsner Urquell
Estilo: Bohemian Pilsener–  9%
Copo:  Pilsner
Temperatura: 0°-  4 °C























O que achamos:
 Dona de uma coloração dourada, ela se apresenta como uma cerveja translúcida, com um creme branco de formação mediana e boa duração. 


No aroma a primeira sensação é que provaremos uma cerveja lupulada, mas o malte posteriormente se faz presente. Na boca sentimos primeiramente o amargor devido ao lúpulo, e, na medida em que a cerveja vai esquentando, percebemos o malte mais presente, com notas de caramelo e pão.  

Refrescante, intensa e de ótima drinkability. Essa sim uma autêntica representante do estilo Bohemian Pilsener. Os genéricos do mercado não chegam nem aos pés dessa belezinha.  Degustação obrigatória.

Harmonização:  Combina bem  com receitas de carne ou peixe, marisco, a acompanhar entradas, etc. São excelentes "apaziguadoras" das comidas picantes orientais.

Onde encontrar e valores: Em Fortaleza, você poderá encontrá-la no Empório Delitália entre R$ 16,00 e R$ 18,00. Na Internet mas você poderá encontrá-la no Puro Malte por R$ 17,90.

Untappd, a rede social cervejeira, está de cara nova



Boa notícia para os usuários do Untappd!  A rede social cervejeira(a melhor em nossa opinião) está lançando hoje uma versão totalmente nova para o  iPhone e Android.



O Untappd é a sem dúvida a rede social que mais se aproxima do Foursquare, ela nos permite realizar check-in com as cervejas que estamos degustando, acrescentando opiniões e avaliações, e, além disso, também é possível desbloquear medalhas e criar uma experiência com nossos amigos, pesquisar sobre cervejas, ver suas estatísticas e muito mais.





Untappd já ultrapassou 10.000.000 total de check-in. Sim, você leu corretamente, dez milhões check-ins de cervejas foram registrados no Untappd.

Mais rápido e mais bonito
O  novo Untappd apresenta uma interface muito mais refinada para permitir uma melhor experiência do usuário. A interface do usuário ficou muito mais nítida deixando-a visualmente mais atraente. Agora você pode ver opiniões, comentários, brindes e miniaturas de fotos no feed de atividade. Além disso, o Untappd foi  otimizado para realizar o check-in e descobrir cervejas de maneira mais rápida.


Descubra o que o rodeia
Você também poderá encontrar cervejas que são populares ou aquelas que estão nas proximidades da sua localização atual(não disponível ainda no Brasil). Isto permite-lhe tomar as melhores decisões sobre onde você quer tomar sua próxima cerveja antes mesmo de sair de casa. Você ainda pode usar o recurso Discover para descobrir o que seus amigos estão bebendo e em que bares  estão bebendo.



Melhores sugestões personalizadas
O Untappd reformulou todo o seu recurso de sugestões para lhe fornecer recomendações mais personalizadas. Agora as sugestões serão baseadas em suas preferências de estilo, os de seus amigos e as classificações gerais dentro desses dois grupos.

10 dicas de decoração cervejeira



Hoje misturamos cerveja com decoração e selecionamos 10 dicas de decoração cervejeira para o amigo ou amiga cervejeira que deseja um ambiente rústico com um ótimo clima para apreciar cervejas.




Feitos com garrafas  e tampinhas de cerveja  todas as dicas ganham pontos no quesito criatividade, além de contriubuir com o meio ambiente, reaproveitando garrafas e tampinhas que muitas vezes são descartadas de maneira inadequada. 


#1 Beer Candles(velas de cerveja)


#2 Porta Treco de Tampinhas de Cerveja

  
#3 Quadro de Tampinhas de Cerveja


 #4 Porta Copos de Tampinhas de Cerveja

 #5 Lustre de Garrafas de Cerveja


#6 Mesa de Tampinhas de Cerveja


#7 Banco de Tampinhas de Cerveja


#8 Quadro de Tampinhas


#9 Vasos de Garrafa de Cervejas






#10 Luminárias de Cerveja